10 Formas de obter tráfego orgânico para o seu negócio

Como Obter Tráfego Orgânico

Crescer em tráfego gratuito pode ser um desafio para quem tem plataformas online.

Quer tenha um website, blog ou redes sociais, é importante conseguir atrair pessoas para os seus canais. Este é um objetivo comum para qualquer negócio, quer seja um restaurante, loja, consultório ou projeto digital. 

O que implica definir qual é a melhor estratégia para angariar novos visitantes. Sobretudo, saber como atrair as pessoas certas, aquelas que têm uma maior probabilidade de gerar conversões e vendas.

Outro dos objetivos, será criar um sentimento de pertença na sua comunidade para continuar a consumir, interagir e recomendar os seus conteúdos, produtos ou serviços.

Mas como posso atrair pessoas de forma orgânica para o meu negócio?

É o que lhe vamos explicar neste artigo.

Como Obter Tráfego Gratuito

1. Criar um blog especializado 

O website é um cartão de visita online. Afinal, se alguém fizer uma pesquisa pela sua empresa, é fundamental que encontre todas as informações necessárias sobre o seu negócio. Porém, a informação publicada num site tende a ser estática, comercial e corporativa.

O mesmo acontece no e-commerce com um catálogo de venda online. Os visitantes acedem ao site para fazer compras.

Mas então para que necessito de criar um blog no meu website?

Precisamente para trabalhar a sua autoridade e reputação online. Se as pessoas tiverem a perceção de que é um especialista na sua indústria, então mais facilmente irão adquirir os produtos da sua marca e mais receptivas irão estar a novos lançamentos.

Ao criar um blog de nicho (especializado num segmento de mercado) vai posicionar-se como uma autoridade nessa matéria. E assim, atrair novos visitantes e levar os atuais clientes a acederem à plataforma com maior frequência. 

A ideia é criar conteúdos, que acrescentem valor. O que pode ser um tutorial para ensinar a fazer algo, esclarecer uma dúvida frequente, apresentar dicas para solucionar um problema ou publicar uma entrevista com um especialista.

Vou dar-lhe um exemplo para compreender melhor a sua relevância.

Uma empresa de produtos vegan cria um blog para:
  • Divulgar as vantagens de utilização dos seus produtos
  • Explicar os benefícios de certos alimentos
  • Ensinar a confecionar receitas de alimentação saudável
  • Dar a conhecer os produtores e origens dos seus artigos
  • Convidar um nutricionista para falar das vantagens da alimentação vegan e esclarecer mitos associados
  • Falar da sazonalidade dos alimentos
  • Dar dicas de beleza caseiras utilizando ingredientes naturais

Assim, cada vez que alguém pesquisar sobre um assunto relacionado com esta temática, é muito provável que encontre o seu artigo, comece a acompanhar o seu blog e a consumir os produtos da sua marca.

2. Apostar em SEO

Se tem um website, blog, landing page ou canal de YouTube então tem de apostar em técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico.

O SEO, ou Search Engine Optimization, significa otimização para motores de busca, como o Google. A grande vantagem do SEO é melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa, contribuindo para que o seu site receba mais tráfego orgânico. 

De acordo com o nível de conteúdo, hierarquia e relevância, é depois atribuído um determinado posicionamento nas páginas de pesquisa. E os conteúdos mais relevantes vão aparecer no topo das páginas. O que vai gerar mais visitas, leads, clientes e vendas, de forma orgânica (e não através de publicidade).

No entanto, é preciso ser paciente, já que uma estratégia de SEO começa a apresentar resultados após alguns meses. Pois a visibilidade do website e das páginas aumenta à medida que ganha uma maior autoridade e confiança nos motores de pesquisa.

E como posso investir em SEO?
  • Crie títulos apelativos e que incluam palavras chave long tail (termos de pesquisa mais específicos)
  • Selecione as palavras chave mais pesquisadas, na sua área de negócio, e inclua-as nos seus textos, imagens e tags (etiquetas)
  • Crie conteúdos, que respondam às questões mais frequentes das pessoas
  • Investigue quais são os temas com maior volume de pesquisas para criar conteúdos
  • Aposte numa estratégia de link building (construir uma rede de links para a sua página) 

3. Escrever artigos com links

Pode parecer um pormenor sem importância, mas o link building é uma das principais estratégias de SEO. 

Ao criar uma rede de links para o seu site, o Google vai entender que é uma referência no assunto e elevar a sua posição nas páginas de pesquisa. E ao direcionar tráfego para o seu site vai fortalecer a popularidade e autoridade online.

Os links internos são aqueles que são incluídos nas suas próprias páginas. Estes podem direcionar para artigos relacionados no seu site, como para outros sites de referência. Os links externos são os que fazem referência à sua página em outros sites. 

O motor de pesquisa do Google investiga os links, que direcionam para o site, de modo a avaliar se este é bastante citado e se tem boas referências. Quantos mais links o site receber de sites confiáveis, mais relevante demonstra ser na sua área de atuação.

Publique conteúdos com links para o site:
  • Escreva artigos no LinkedIn com link para a sua página
  • Publique posts nas redes sociais com links de acesso
  • Partilhe um Infográfico com um link para mais informação
  • Estabeleça parcerias com influenciadores, de modo a mencionem a sua marca nos seus canais
  • Escreva artigos de opinião para blogs do seu nicho
  • Entreviste profissionais de destaque na sua indústria, pois vai criar um conteúdo de valor, que será depois partilhado pelo convidado nas suas redes sociais
  • Promova estudos realizados pela empresa, que terão um enorme potencial de partilha pela sua classe profissional e pelos media

4. Participar em vídeos e podcasts

Os formatos de vídeo e de áudio são cada vez mais populares. No caso dos vídeos vai criar uma maior ligação com o público. Já que a sua imagem, voz e tom de comunicação é mais envolvente, do que um formato em texto.

Segundo a Breadnbeyond, o vídeo marketing apresenta o melhor desempenho em conteúdo digitais, gerando mais visualizações, mais interação e mais respostas. Aliás, 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos e 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo, do que ler um conteúdo em texto.

No que se refere aos podcasts, embora ainda estejam a ganhar expressão em Portugal, permitem trabalhar a sua autoridade no assunto.

Esta é também uma forma de divulgar o seu projeto e de aumentar a sua notoriedade, junto da audiência de parceiros e de líderes de opinião.

5. Promover passatempos

Não é uma novidade, mas um passatempo é uma boa iniciativa para despertar o interesse das pessoas para a sua marca e aumentar a sua base de seguidores. Ao publicar o regulamento no seu site, vai também direcionar os visitantes para a sua plataforma.

Crie uma mecânica de participação em que, para concorrer, as pessoas tenham de seguir as suas redes sociais, deixar o seu registo, partilhar a informação e realizar uma ação. Que pode ser enviar uma fotografia, escrever um texto ou responder a um grupo de questões.  

6. Utilizar o OnePress Social Locker

Este plugin para WordPress permite bloquear uma determinada parte do conteúdo, de forma a que as pessoas tenham de realizar uma ação nas redes sociais – fazer like no Facebook, inscrever-se no canal de YouTube, partilhar no Twitter ou seguir as suas redes sociais – caso queiram continuar a visualizar ou receber algo em troca.

Esta ferramenta é válida para vários formatos, como texto, vídeo, imagem, infográfico ou formulário. No entanto, use o OnePress Social Locker de forma sensata. Deixe que o visitante tenha acesso a uma boa parte do conteúdo, antes de bloquear o seu acesso.

O objetivo é tornar a sua presença online mais forte.

7. Criar materiais educativos e informativos

Quantas vezes já deu os seus dados pessoais, em troca do envio de um ebook, template ou estudo realizado por uma empresa?

Ao produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público alvo, vai ser encarado como uma referência nessa temática e fomentar o sentimento de gratidão para consigo. Por exemplo, se oferecer um calendário editorial, com sugestões de conteúdos para seis meses, a um gestor de marca, este vai ficar agradecido pelo seu contributo.

O que irá aumentar a angariação de leads para a sua base de dados e as vendas dos seus produtos e serviços.

8. Destacar os melhores especialistas 

Sabe aqueles artigos que destacam os 20 melhores blogs de culinária, as 10 melhores apps para o Instagram ou os 30 melhores hotéis em Lisboa? 

Acredite que os artigos The Best Of são dos mais pesquisados online. Por isso, crie conteúdos que destaquem os melhores profissionais, empresas ou soluções numa categoria, que esteja relacionada com o seu negócio.

Se tiver uma empresa de software e citar “Os 10 blogs de tecnologia que não pode perder”, não só vai produzir conteúdos relevantes, junto da sua audiência, como vai colocar links para sites de referência na sua página e fomentar a partilha do artigo, por parte destes líderes de opinião, chegando a mais pessoas.

9. Reaproveitar o conteúdo para vários formatos

Rentabilizar o tempo e a informação é uma ferramenta poderosa. Afinal, os recursos são limitados e para manter uma presença constante online é necessário produzir conteúdos com frequência.

Como tal, aproveite para reutilizar o mesmo conteúdo, em vários formatos e para diferentes plataformas. 

Como rentabilizar o mesmo conteúdo:
  • Escreva um artigo para o blog sobre “7 Alimentos Ricos em Vitamina C”
  • Partilhe o artigo nas redes sociais
  • Desenvolva uma story para o Instagram com os 7 alimentos
  • Grave um vídeo com esta informação, mostrando os alimentos
  • Crie 7 posts (em texto ou vídeo, com cada alimento) para publicação nas redes sociais
  • Desenvolva um infográfico, destacando os alimentos e os principais benefícios

10. Fazer vídeos ao vivo

Hoje em dia, é possível fazer transmissões ao vivo para todas as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Quer seja em canal aberto ou mediante a inscrição (registo de dados com automação de email), esta é uma excelente forma de chamar a atenção e de gerar uma maior interação com a sua audiência, oferecendo-lhes um conteúdo de valor, como um webinar e Q&A.

Ao gravar vídeos ao vivo vai criar uma relação de proximidade e de confiança com os seus seguidores, que vão poder dialogar consigo, colocando-lhe questões. E se tiver um convidado especial vai atrair ainda mais audiência.

No final da gravação, as pessoas vão estar tão gratas, que ao solicitar uma ação (inscrição, compra ou download) vai obter uma taxa de resposta bastante superior, pois estas tendem a agir no momento. 

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A Poppy Power Public Relations desenvolve estratégias de comunicação para profissionais, marcas e empresas. Contacte-nos e saiba como podemos ajudar o seu projeto ou negócio.

Rita Carvalho

Fundadora da Poppy Power Public Relations, Rita é especialista em Comunicação, Estratégia e Marketing de Conteúdos.

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2 comentários
  • Responder Teresa Pereira Reis

    Agosto 28, 2020, 2:34 pm

    Olá! que artigo tão interessante, estou a relançar o meu pequeno projeto que foi interrompido por causa da pandemia e estou a dar os primeiros passos nesta aprendizagem.
    A minha formação é educação de infância mas quero muito ganhar a minha liberdade enquanto contribuo com valor ao meu nicho de mercado.
    Tenho tanto que aprender! tudo me parece tão complexo! alguma sugestão motivacional para uma early bird como eu?
    Muito obrigada e parabéns pela forma como disponibilizam tantas ferramentas úteis nos vossos canais.

    • Responder Rita Carvalho

      Agosto 31, 2020, 12:53 am

      Olá Teresa.

      Agradeço o seu comentário tão amável e fico muito feliz por saber que o artigo foi útil.

      Como primeiro passo, recomendo criar um blog temático, dedicado à área em que pretende apostar, de modo a produzir conteúdos relacionados e começar a ganhar autoridade online. E ter pelo menos uma a duas redes sociais, em que possa promover os seus conteúdos e dar a conhecer o seu trabalho ou paixão ao público.

      No entanto, é importante manter a consistência e frequência. Ou seja, publicar pelo menos um artigo no blog por semana e três posts nas redes sociais por semana. E depois ir aumentando a frequência de publicação, à medida que vai desenvolvendo o seu projeto.

      Outra recomendação, é investir em formação na área digital, pois vai ajudá-la a adquirir mais conhecimentos para desenvolver uma estratégia no futuro.

      Caso tenha interesse, pode acompanhar a página da Academia de Conteúdos no Facebook, já que vou iniciar cursos online de curta duração, na área de marketing de conteúdos, em breve – https://www.facebook.com/academiadeconteudos/.

      Obrigada e boa semana!
      Rita

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