Como criar uma estratégia de conteúdos para redes sociais
Quer tenha um restaurante, alojamento, loja, atelier, clínica ou projeto digital, as redes sociais são uma excelente ferramenta para dar a conhecer e promover o seu negócio.
Se ainda tem dúvidas, em relação ao seu alcance e impacto, saiba que as redes sociais têm mais de 3.80 mil milhões de usuários ativos, em todo o mundo (We Are Social Report, 2020). O que representa uma excelente oportunidade de comunicação para a sua marca.
Lembre-se de que as pessoas acedem às redes sociais para se relacionar com os outros, obter inspiração e descobrir locais e soluções que lhes interessam.
Como tal, alimentar a sua página com conteúdos relevantes e de qualidade é fundamental para atrair novos seguidores e aumentar a interação com a sua audiência.
Mas como sei que conteúdos devo criar para as minhas páginas?
É o que vamos explicar, já de seguida.
8 etapas para criar uma estratégia de conteúdo
1. Defina os seus objetivos de negócio
Criar uma página online sem traçar os seus objetivos é como planear uma viagem sem escolher o destino. Este é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de conteúdos: definir o caminho e as metas a atingir.
O que pretende das redes sociais?
- Dar a conhecer o seu espaço ou projeto
- Aumentar a notoriedade da sua marca
- Gerar uma maior interação com os seus conteúdos
- Atrair visitantes para o seu website ou landing page
- Angariar leads para o negócio
- Divulgar um lançamento ou projeto
- Gerar vendas ou inscrições
- Fidelizar os clientes à sua marca
Assim, vai saber que conteúdos deve criar e em que etapas.
2. Analise as redes sociais da concorrência
Uma boa fonte de informação e de inspiração é analisar as páginas dos seus concorrentes. Veja como se apresentam (bio), que tipo de conteúdos produzem, em que formato e com que frequência.
Outra dica, é pesquisar quais foram os posts que geraram uma maior interação (gostos, partilhas e comentários). Aproveite para ler os comentários, de modo a pesquisar quais são as dúvidas, receios e dores mais frequentes das pessoas. O que pode ser uma boa fonte de informação para criar os seus próprios conteúdos.
E, acima de tudo, inspire-se, mas não copie! A ideia é que desenvolva um posicionamento único e uma linha editorial diferente dos seus concorrentes.
3. Estabeleça uma estratégia para as redes sociais
Tal como define uma estratégia para o seu negócio, é importante definir um plano para as redes sociais.
5 Pontos para definir a estratégia de comunicação:
- Qual é o seu posicionamento – Quais são os serviços ou produtos que oferece e de que forma se diferencia da concorrência
- Que objetivos pretende atingir – Quais são as suas metas
- Para quem deseja comunicar – Qual é o perfil do seu cliente ou decisor de compra
- Qual é o formato de comunicação mais adequado – Texto, fotos, vídeos, tutoriais, stories, questionários, webinars ou lives
- Com que frequência vai partilhar conteúdos e em que plataformas – Tanto no feed, como nas stories
4. Identifique as suas personas
Saber para quem quer falar é um bom ponto de partida para definir os conteúdos e tom de voz, mas também para avaliar quais são as redes sociais em que vale a pena apostar.
Ou seja, é diferente falar para pais ou para adolescentes, pois a forma de abordagem, o formato e o tipo de conteúdos é necessariamente distinto. Além disso, têm hábitos e comportamentos de consumo diferentes.
O melhor dia e o horário de publicação também pode variar, de acordo com o seu público. É importante que conheça os hábitos da sua audiência e que vá ao encontro do seu estilo de vida.
Se os seus clientes trabalham a tempo inteiro, é natural que os períodos de maior alcance se situem antes e depois do horário de expediente ou durante a hora de almoço, altura em que têm uma maior disponibilidade.
Outra dica importante, é identificar as dores dos seus clientes e qual é a sua proposta.
- Quais são os seus maiores receios e dúvidas mais frequentes?
- Quais são os problemas para os quais tem uma solução?
- Como pode ajudá-los a atingir os seus objetivos?
5. Defina o ADN de conteúdo
Antes de começar a produzir os conteúdos e definir qual é o melhor formato, tendo em conta as suas personas, é essencial criar o ADN de conteúdo.
Este representa a sua identidade digital, ou seja, o que o distingue dos concorrentes, ao nível do posicionamento e comunicação.
Construa uma identidade digital forte:
- Posicionamento Único – Como se vai posicionar em relação à concorrência e como quer ser visto pela sua audiência
- Proposta Única de Valor – Qual é a maior solução que oferece às pessoas, através do seu conteúdo
- Transformação do Conteúdo – O que pretende que os seguidores façam com o seu conteúdo. Que ações deseja da sua audiência
- Ideia Central do Conteúdo – Que ideias ou abordagens podem ser inovadoras e originais face à concorrência. Qual é a contribuição do seu projeto e que mitos ou receios vai ajudar a desmistificar
6. Defina a suas linhas editoriais
Depois de ter identificado os seus objetivos, posicionamento e personas, chegou a altura de definir as suas linhas editoriais.
Já pensou quais são os temas mais relevantes e apelativos para a sua audiência?
Se tem uma loja de moda e acessórios, é natural que a sua audiência queira conhecer as novidades de cada coleção. Porém, ter uma página apenas com fotos de produtos pode tornar-se monótona e demasiado comercial.
Proposta de linhas editoriais:
- Dicas de moda – Dar dicas de moda, de como o seu cliente pode conjugar as diferentes peças de roupa e acessórios; quais são as melhores combinações para resolver uma situação específica (por exemplo, parecer mais alto ou magro) ou em que básicos de moda deve investir
- Tendências de moda – Dar a conhecer as tendências da estação, que os clientes podem encontrar na sua loja
- Bastidores – Mostrar os bastidores do seu atelier ou de uma sessão fotográfica ou vídeo para as redes sociais
- Sugestões de outfits – Propostas para diferentes ocasiões, como uma festa ou look de trabalho
- Loja – Divulgar a sua loja, convidando as pessoas a conhecer o espaço. Desde dar a conhecer os colaboradores que estão no atendimento aos clientes, como mostrar peças que acabaram de chegar e detalhes decorativos
- Testemunhos – Publicar opiniões positivas dos seus clientes
- Artigos publicados nos media – Partilhar artigos publicados em revistas ou media online sobre a sua loja ou as marcas que comercializa
- Colaborações com influenciadores – Através de parcerias e acordos, partilhar conteúdos criados por influenciadores com a sua marca
- Passatempos – Oferta de produtos ou serviços da sua marca para quem seguir as suas redes sociais ou registar os seus dados para a newsletter
Estas são apenas algumas sugestões de linhas editoriais, que pode definir para comunicar a sua marca.
De realçar, que deve ter um bom equilíbrio entre conteúdos comerciais (com o objetivo de gerar vendas) e conteúdos que sejam do interesse dos seus clientes: informativos, educativos, de entretenimento, culturais, tutoriais, entre outros.
7. Trabalhe com influenciadores
Outra forma muito eficaz de aumentar a notoriedade da sua marca, é recorrer a influenciadores da sua área de negócio ou que tenham um perfil de audiência semelhante ao seu.
Assim, vai estar a comunicar para a sua base alargada de seguidores, através de uma personalidade vista como líder de opinião, e atrair novas pessoas para a sua página ou website.
Não se esqueça também de avaliar se os valores e estilo de vida do influenciador estão em sintonia com o seu posicionamento. A reputação online depende da relação de confiança e de credibilidade criada entre a marca e os seus seguidores.
Existem várias formas de colaboração com influenciadores, desde promover um passatempo, divulgar um código de desconto para compras, recomendar as suas soluções, demonstrar como funciona o seu produto (tutoriais), evidenciar os resultados alcançados com a sua solução ou realizar uma sessão fotográfica ou vídeo para a sua marca.
8. Escute e interaja com a sua audiência
Este é um ponto descurado por algumas marcas, que se limitam a publicar conteúdos, mas que depois se esquecem de responder aos comentários ou pedidos dos seguidores.
As páginas comerciais permitem a recolha de dados estatísticos da audiência (idade, sexo, país, idioma, alcance, interação, entre outros), bem como conhecer as suas opiniões e dúvidas. São, por isso, uma boa fonte de informação, a partir da qual pode testar novidades e obter uma resposta direta da sua audiência.
Com o lançamento das Insta Stories, é possível ainda realizar questionários e perguntas. O que pode ser útil para testar e prever comportamentos de compra, mas também para detetar eventuais necessidades e oportunidades de negócio.
Analise quais são as suas dúvidas ou receios mais frequentes e que perguntas são feitas sobre os seus produtos ou serviços. Estes dados são valiosos para esclarecer, desmistificar e identificar os conteúdos mais relevantes para o seu público.
A monitorização dos comentários e de menções em outras páginas também são um parâmetro de análise. Afinal, o que dizem sobre a sua marca ou projeto nas redes sociais é importante para avaliar se a sua estratégia e o impacto está a ser positivo.
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