Marketing de Conteúdo para Profissionais

Marketing de Conteúdo para Profissionais e Empreendedores

Os profissionais que trabalham por conta própria ou têm os seus próprios negócios, como empresas, clínicas, consultórios, centros de estética, escolas, ateliers e restaurantes, têm necessidade de divulgar a sua atividade e de construir uma autoridade online. 

Porém, como posso promover o conteúdo certo, às pessoas certas, no canal certo e na altura certa? É esse o papel do marketing de conteúdo.

O que é essencial tanto para médicos, veterinários, nutricionistas ou psicólogos, como para advogados, artistas, arquitetos, designers, chefs, personal trainers ou professores. Ou seja, para qualquer profissional ou empreendedor, que desenvolva serviços específicos para um público alvo.

Marketing de Conteúdo para Profissionais

O que é o marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem fazer referência direta à marca. O que inclui artigos, ebooks, webinars e publicações nas redes sociais. 

Com o Marketing de Conteúdo, o profissional ou empresa identifica qual é o seu público alvo e pesquisa quais são os seus maiores problemas, necessidades e questões. O objetivo é apresentar uma solução para um problema específico, educar e interagir com a audiência e trabalhar a sua autoridade no assunto.

Marketing de Conteúdo para Profissionais e Empreendedores

Por que os profissionais necessitam de marketing de conteúdo?

Se tem um projeto próprio, então sabe que tem de desenvolver várias competências, como a gestão do negócio, o atendimento aos clientes e a promoção dos serviços.

O que implica:

  • Saber administrar todos os aspetos do seu negócio
  • Implementar o marketing e a comunicação da sua empresa
  • Estar atualizado sobre o mercado: as principais tendências e o que estão a fazer os concorrentes
  • Entender as necessidades, as questões e os problemas do seu público alvo
  • Trabalhar a sua reputação e autoridade online
  • Atrair e fidelizar clientes, alunos ou pacientes

O que acontece é que as pessoas preferem escolher ou comprar de alguém que conhecem, gostam e confiam. O que é essencial para criar empatia e um sentimento de lealdade. Portanto, a forma como comunica pode ser determinante para criar uma impressão positiva, credível e ser considerado o especialista na área em que atua.

Como pode ajudar-me o marketing de conteúdo?

Através da publicação de conteúdos relevantes, vai estar a atrair a atenção do seu público, despertar o interesse para a sua marca e aumentar a procura pelos seus produtos e serviços.

Uma boa estratégia de conteúdos vai permitir:

  • Ser encontrado na sua especialidade e cidade
  • Aumentar a sua notoriedade, junto das pessoas que pesquisam pelos seus serviços
  • Obter o reconhecimento profissional, assumindo-se como uma autoridade no assunto
  • Criar um posicionamento único no mercado em que atua
  • Fornecer informações de confiança e de qualidade
  • Educar e sensibilizar para a importância de determinados temas, práticas ou comportamentos
  • Divulgar os seus produtos ou serviços específicos, de forma credível 
  • Atrair novos e potenciais clientes, pacientes ou alunos
  • Manter um relacionamento duradouro com o seu público
  • Criar prescritores para a sua marca, através de recomendações a amigos, colegas e familiares

O que pode ser uma grande ajuda para quem quer promover serviços, ser reconhecido e chegar às pessoas certas.

Marketing de Conteúdo para Profissionais e Empreendedores

Como posso trabalhar o meu marketing de conteúdo?

Através da criação de plataformas e de ferramentas digitais, bem como de materiais educativos, informativos e persuasivos, desenvolvidos para o seu nicho de mercado

O nicho é um segmento específico de pessoas, com um perfil demográfico e interesses semelhantes, para o qual vai comunicar. Esta definição é importante para criar uma estratégia de conteúdos, que tenha em conta as necessidades, desejos e objeções do seu público.

Lembre-se de que quanto mais valor tiver o conteúdo, mais este irá reforçar a sua credibilidade e autoridade profissional na matéria.

7 Formatos de Marketing de Conteúdo
  1. Criação de blog: Especializado numa temática e dirigido para um nicho. Por exemplo, uma nutricionista pode desenvolver conteúdos de nutrição específicos para grávidas, desportistas ou vegetarianos.
  2. Identificação das redes sociais mais estratégias: Saiba onde está o seu público, em que canais pesquisa e consome informação e quais são os temas mais relevantes. Desenvolva um plano de conteúdos, de forma a manter a frequência das publicações e identificar os materiais a produzir (texto, imagem, áudio e vídeo). Veja como criar uma estratégia de conteúdos para as redes sociais.
  3. Implementação de uma estratégia de email marketing e de mobile marketing: Através da criação de uma base de dados, para a qual irá fazer comunicação direta e personalizada, como o envio de newsletters ou de promoções exclusivas. Os contactos podem ser segmentados por especialidade: como consultas de nutrição ou atelier de artes; por comportamentos: pessoas que compraram um determinado produto, curso ou tratamento; ou por características demográficas: pessoas com filhos ou que residem numa região do país.
  4. Desenvolvimento de ebooks, infográficos e kits informativos: Identifique as principais dúvidas, questões e mitos associados à sua especialidade. Com esta informação, crie um material informativo ou educativo. Esta é uma boa forma de angariar contactos, já que pode solicitar os dados pessoais (nome, email e/ou telefone) em troca do envio deste material ou oferta especial.
  5. Criação de landing pages: Caso tenha algum produto ou serviço específico, como um curso online, serviço de consultoria, marcação de consultas, ebook ou projeto especial.
  6. Gravação de vídeos: Este é um bom formato para criar conexão com a sua audiência. O que pode ser um tutorial a ensinar a fazer algo, dicas sobre um tema, uma entrevista com um convidado ou uma palestra gravada. As transmissões ao vivo nas redes sociais também são muito eficazes para criar autoridade.
  7. Organização de webinars: Promova uma aula online dedicada a um tema, com ou sem convidados especiais, e possibilidade de responder às perguntas da audiência. O que vai aumentar a interação com o seu público e diminuir as objeções que possam existir na mente do consumidor.

Estas iniciativas são uma boa forma de conseguir tráfego orgânico (não pago) para as suas plataformas. Além disso, vão atrair a atenção do público, despertar o seu interesse, promover o desejo pela sua oferta e levar à ação (conversão ou venda), de acordo com os objetivos definidos em cada etapa de marketing.

Marketing de Conteúdo para Profissionais e Empreendedores

Planeie com antecedência os conteúdos a divulgar, de forma a criar um calendário editorial. Este é fundamental para definir o que publicar, em que canais, com que frequência e quem irá ficar responsável por estas tarefas.

Existem, ainda, plataformas de agendamento de publicações, como a Swonkie ou Hootsuite, que permitem programar e agendar os posts nas redes sociais, com antecedência.

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Existem cinco passos que são essenciais para criar uma estratégia. Liste esta informação, de forma a definir o que o distingue dos concorrentes, quais são as suas metas, para quem deseja comunicar, em que formatos e quando.

  1. Qual é o seu posicionamento. Quais são os serviços ou produtos que oferece e de que forma se diferencia dos concorrentes. O que o distingue.
  2. Que objetivos pretende atingir: Quais são as suas metas e o que pretende que as pessoas façam com o seu conteúdo.
  3. Para quem deseja comunicar: Qual é o perfil do seu cliente, paciente, aluno ou decisor de compra.
  4. Qual é o formato de comunicação mais adequado: Avalie se vai apostar em artigos, fotos, vídeos, tutoriais, stories, questionários, infográficos, webinars e lives.
  5. Com que frequência vai partilhar conteúdos e em que plataformas: Quantas publicações vai fazer por semana e em que canais de comunicação. 

Se precisa de ajuda para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, contacte-nos. A nossa equipa desenvolve soluções personalizadas para cada cliente.

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Rita Carvalho

Founder of Poppy Power Public Relations and expert in Communication, Strategy and Content Marketing.

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