Como produzir conteúdos B2B para empresas

Como produzir conteúdos B2B para empresas

Se tem uma empresa que comercializa produtos ou serviços para outras empresas, então tem um negócio B2B (Business to Business). Mas sabe como produzir conteúdos para profissionais nas suas plataformas digitais?

Este pode ser um grande desafio para a maior parte dos responsáveis da empresa, quer seja um gestor, diretor ou CEO.

No segmento B2B encontram-se as empresas que têm soluções tecnológicas para clientes empresariais, as que produzem equipamentos industriais, as que fornecem matérias primas para fabricantes ou as que comercializam produtos para determinadas classes profissionais, como os médicos ou os contabilistas, entre outras áreas de negócio.

Comece por definir quais são os melhores canais de comunicação para o seu negócio e para chegar até ao seu público, como o website, blog corporativo, redes sociais, email marketing e mobile marketing.

Além disso, identifique quais são os conteúdos mais relevantes, os formatos mais eficazes e a melhor forma de abordagem para a sua audiência.

Se tiver alguma destas dúvidas:

  • Como é possível criar relações de proximidade e de confiança com os profissionais, em nome da empresa e através do digital?
  • Como é que eu posso comunicar com frequência para os meus clientes, sem ter produtos físicos ou novidades?
  • Como posso atrair e manter o interesse do meu público, sem os aborrecer com uma linguagem comercial ou técnica? 

Então leia este artigo.

A resposta está na humanização da comunicação.

Como Produzir Conteúdos B2B para empresas

Como produzir conteúdos B2B para empresas

1. Apostar em Comunicação H2H (Human to Human)

Quando falamos de comunicação entre empresas, estamos na verdade a falar de comunicação entre os colaboradores das empresas. Ou seja, de pessoas para pessoas (human to human).

Lembre-se de que os decisores – e os que os influenciam na tomada de decisão – são as pessoas que trabalham na empresa. E estes tendem a comprar soluções de quem mais gostam ou com quem têm uma relação de confiança e de maior proximidade.

Como tal, é importante não apenas recorrer aos argumentos racionais na comunicação, mas também apelar aos interesses, desejos e preferências dos decisores.

2. Identificar quem são os decisores da empresa

É preciso ter em conta dois níveis de decisão.

O primeiro é saber quem é o responsável da empresa, que toma a decisão final de compra e com o qual pode fechar um contrato de prestação de serviços, vender os seus produtos ou fazer uma assinatura.

No segundo nível, identificar quem são os reais utilizadores (ou os que mais beneficiam) da sua solução e influenciam o decisor.

Por exemplo, se a sua empresa vender serviços de email marketing, é muito provável que o profissional responsável por esta área, seja quem irá apresentar internamente as melhores opções disponíveis no mercado e recomendar a que considera ser a melhor, influenciando a decisão final.

Esta identificação das suas personas é extremamente importante na fase de criação de conteúdos, já que permite estabelecer as linhas editoriais. Ou seja, definir quais são os temas de interesse para os seus clientes.

Como produzir conteúdos B2B para empresas

3. Personalizar a comunicação B2B

Mas afinal, como é possível personalizar os conteúdos para quem decide e para quem influencia essa decisão?

Uma boa forma de humanizar os conteúdos é dar um rosto à comunicação. Neste caso, os protagonistas serão os colaboradores da empresa, desde quem está no atendimento aos clientes, até aos que ocupam os mais elevados cargos.

Conheça alguns dos formatos de comunicação, que pode adaptar à realidade e dimensão do seu negócio.

8 Dicas para personalizar os conteúdos corporativos:
  1. Enviar um email em nome do colaborador, com a sua assinatura e foto
  2. Publicar um artigo no blog corporativo, da autoria do especialista na empresa
  3. Apresentar as suas soluções, através de colaboradores, em vídeos ou tutoriais
  4. Partilhar testemunhos de clientes, que estão satisfeitos com os seus serviços 
  5. Promover webinars ou podcasts, convidando profissionais reconhecidos a participar
  6. Ter um rosto na empresa para responder às questões e dúvidas dos clientes nas redes sociais
  7. Fazer lives (transmissões ao vivo) sobre um tema, com espaço para perguntas e respostas, para gerar participação
  8. Criar materiais educativos (templates e ebooks) assinados por profissionais 

Estas são algumas sugestões para personalizar a comunicação da sua empresa. Lembre-se que ao humanizar a comunicação vai tornar a sua marca mais acessível e próxima.

A Poppy Power Public Relations desenvolve serviços de marketing de conteúdos para empresas, que pretendam ter uma comunicação mais eficaz e alinhada com os seus objetivos e necessidades. Contacte-nos e saiba como podemos definir uma estratégia em conjunto.

Rita Carvalho

Fundadora da Poppy Power Public Relations, Rita é especialista em Comunicação, Estratégia e Marketing de Conteúdos.

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